domingo, 21 de novembro de 2010

Semana dos Sentimentos!

Bom dia bom dia papás! como estão? Ansiosos pelas nossas notícias não é?

Então aqui vai.


Começamos por-vos contar as novidades da Sala dos Saltitões!

Esta semana os saltitões tiveram uma novidade no seu reino. Chegou mais uma saltitona para os ajudar nas traquinices do dia-a-dia. Pois é, a Mafalda veio juntar-se a nós.
Aprendemos algumas canções novas e ouvimos algumas histórias mas já nos estamos a preparar mesmo é para os ensaios para a Festa de Natal que vão começar já na próxima semana, e se vai ser duro! Mas por vocês papás ultrapassamos qualquer dificuldade.

E agora pelos céus do arco-íris também foi uma semana muito divertida!

Começando pelo Dia do Amigo, os brinquedos que fizeram furor esta semana foram os bebés (bonecos) e um avião. Cada vez estamos a ficar mais crescidos e emprestar aos amigos, ainda que às vezes quando há um brinquedo cobiçado por todos as coisas são “um pouquito” mais complicadas.

Esta semana o professor de música trouxe mais um daqueles instrumentos diferentes e giros que só ele tem! Ora aprendam lá a dizer este nome complicado - didjeridu!

Sabiam que o tema do mês (sentimentos e às sensações) também dão uma boa aula de ginástica?! É verdade! Como somos uns meninos muito bonitos merecemos muitos abracinhos. Esticámos bem os nossos braços e depois demos um abraço muito forte a nós mesmos. Depois, demos um passou bem aos amigos com uma mão, sempre muito bem esticadinhos, depois com a outra mão e de repente éramos uns barquinhos a balançar!

Na quarta-feira foi dia de nos dedicarmos à literatura. A Filipa trouxe um livro que se chama “Que Barulho é este, ratinho?!”, que é acompanhado de sons, e nós estávamos todos muito atentos a ouvir. No fim fizemos um jogo para adivinhar os sons da história. Neste dia recebemos também uma visita da estagiária Cláudia que vai estar connosco todas as quartas.

Mais para o fim da semana começámos a construir um jogo para brincarmos, para tal começámos por pintar uma caixa de cartão e posteriormente mais “bricolage” virá!

E sexta-feira chegou e com ela mais uma aula de dança onde desenhámos com o corpo uma árvore e os animais que nela viviam. Os outros amigos juntos ficaram divertidos a brincar, ouvindo uma história e a convite dos exploradores assistimos a um DVD de uma amiga. Como gostamos muito de ver a ovelha Choné não pudemos recusar! Pequenos e graúdos todos nos divertimos com as aventuras desta ovelhinha tão queridinha.


Já pelas bandas dos exploradores, também se passou uma semana a valer!

Para nós exploradores a semana foi muito preenchida e cheia de novas aventuras….

Na segunda-feira fizemos o já habitual desenho sobre o fim-de-semana e a nossa aulinha de música que tanto gostamos. Desta vez o professor trouxe-nos um instrumento muito estranho, era um tubo muito comprido, que deitava sons muito graves e que se chamava “Didjeridu”. Ah e ainda descobrimos o que o nosso amigo Lucas trouxe no “Saco dos Exploradores” e nele vinham muitas doçuras, um DVD do “Nemo” e ainda algumas figuras em peluche do mesmo filme, pois o Lucas foi ao oceanário e quis nos contar como foi esse dia tão especial para ele. Obrigado Lucas J

Na terça-feira fizemos a nossa aulinha de expressão corporal e querem saber quem ajudou a Sandra?! A nossa amiga Rita Pinto que fez os exercícios como uma verdadeira professora de ginástica, ora era com as mãos no ar, ora com elas no chão, ora era abanar a anca ou dançar… foi muito mas mesmo muito divertido para todos nós! À tarde tivemos uma surpresa, a nossa primeira aulinha de inglês deste novo ano lectivo e quem veio ter connosco foram duas meninas da ETPM que nos ajudaram a dizer “Hello” e “Goodbye”.

Na quarta-feira foi o dia de termos aulinha de natação e cá fomos nós para a piscina todos contentes e quando lá chegamos fomos logo fazer os exercícios que o professor nos pediu para fazermos e que contentes que estávamos pois cada vez mais o professor diz que estamos a fazer tudo muito bem e a evoluir muito rápido, não é maravilhoso? J À tarde fizemos a nossa primeira pintura no cavalete com a ajuda da nossa nova amiga Jessica, ela é estagiária da ETPM e nós gostámos muito dela!

Na quinta-feira foi dia de descobrirmos novas maneiras de ver os sentimentos e as emoções de cada um de nós e não é que através da música conseguimos ver isso?! Papás, umas músicas parecem estar num sítio muito alegre, outras num sítio muito triste, bem como num sítio assustador e ainda num sítio bem aborrecido! UAU! De seguida fizemos um desenho ao som de uma música bem alegre que nos pôs bem a mexer as nossas mãozinhas e foi tão divertido, pois não sabíamos se havíamos de mexer as nossas mãos ou os nossos rabinhos!

Na sexta-feira e para acabar bem a semana tivemos aulinha de dança onde no faz-de-conta, entramos dentro de uma selva e vimos muitos animais e andamos atrás deles… somos tão elegantes J! E para terminar mesmo em grande vimos um DVD que a amiga Inês trouxe chamado “A hora do Timmy”, obrigado Inês!

E acabamos com os mais crescidos da Sala Divertida!

Os meninos da Sala Divertida têm um montão de novidades para vos contar. Sabiam que o “amor anda no ar”?

Pois é! À umas duas semanas atrás, o Octávio trouxe uma carta para a Ritinha, agora foi a vez da Beatriz trazer uma carta e uma flor para o Octávio - não costuma ser ao contrário? Esta mania que as meninas têm de se emancipar… - assim, ninguém sabe como este triângulo amigável irá terminar! Teremos todos de esperar pelas cenas dos próximos capítulos.

Mas, a responsável por tudo isto foi a Anabela. Então não é que começou a falar de sentimentos e emoções! Ouvimos a história do “Pássaro da Alma”, que fala de um passarinho que existe dentro de nós mas, nunca ninguém o viu. E, esse passarinho, tem muitas gavetas no seu corpo, cada uma correspondendo a um sentimento ou emoção (amor, alegria, tristeza, inveja, esperança, desilusão, desespero, paciência, desassossego, da preguiça, etc.). Assim, o pássaro da alma ajuda-nos a explicar como nos sentimos numa determinada situação. Percebem?

Depois, observámos imagens de crianças em diferentes situações do seu dia-a-dia e, que reflectiam o carinho, o afecto e a amizade, em oposição à tristeza e à desavença. Aproveitámos a oportunidade para fazer um desenho sobre as pessoas de quem mais gostamos e, falar sobre as nossas experiências diárias, bem como, em que situações costumam as mesmas acontecer.

A meio da semana, ouvimos com muita atenção uma história sem imagens: “A Casinha de Chocolate”. Falámos sobre os perigos de falar ou aceitar guloseimas de pessoas que não conhecemos, de olhos vendados tentámos descobrir através do paladar o que estava dentro de uma taça – Chocolate em pó. Foi muito engraçado. Fizemos a dramatização da história – as meninas eram a Maria e os meninos o João. Depois pintámos uma casinha com pincel e chocolate diluído em água. Ficou cá com um cheirinho… A Daniela disse que tinha vontade de comê-la toda!

Nós andamos com muita vontade de aprender letras novas, então a Anabela trouxe um livro com umas ilustrações muito cativantes e atraentes, em que cada duas páginas fala de uma letra e, temos de as encontrar todas, pois descobrimos, que uma letra se pode escrever de várias maneiras. O livro, é claro que, só se poderia chamar: “O Livro das Letras”.

Ao longo da semana, também temos feito fichas de trabalho, desta vez com grafismos, trabalhámos a noção número e, conceitos matemáticos utilizando tampinhas de garrafas.

As nossas aulas de música continuam a correr muito bem. Desta vez, o Prof. Gualter trouxe um instrumento musical de sopro ENORME, maior do que nós – Didjerido – que é proveniente dos povos aborígenes australianos. Bem, e faz cá um barulhão, até parece a sirene dos navios. Gostámos muito de ver e de tocar, mas só com as mãos. É que o Gualter disse que, como era preciso colocar a boca para soprar, só ele é que podia fazer.

As aulas de natação e de ginástica, são sempre super-divertidas. Só que uma é na água e, a outra nem por isso mas, às vezes também imaginamos que estamos dentro de água e nadamos, nadamos…

Nós, as meninas da Sala Divertida estamos sempre desejosas que chegue 6ª feira para ter a aula de Dança Criativa. Adoramos rodopiar, saltar, andar como o capuchinho vermelho… Ficamos espectaculares com os nossos fatinhos cor-de-rosa!

Entretanto, ainda não dissemos que a Fadinha do Outono continua a ir de casa em casa. A família da Daniela fez uns belos olhos azuis, a do Gustavo um lindo vestido de alças azul e cor-de-rosa e, agora estamos em “pulgas” para saber como virá de casa da Beatriz.

E agora um recado importante para os papás! A nossa festa de Natal já está marcada! É já dia 18 de Dezembro, um sábado (por isso não há desculpas) na Casa do Povo de Mafra! Amigos, avós e outros familiares estão mais que convidados para o nosso mágico espectáculo!

Beijinhos e bom domingo para todos!

As nossas fotos estão disponíveis em: picasaweb.google.com/podersonhar

Um comentário:

  1. Que pena não termos fotos da sala divertida...mas o relato da semana está muito bom e agora dá para entender algumas coisas que a minha princesa dizia, tais como " o passarinho da minha alma está muito feliz ". Boa semana.

    ResponderExcluir