domingo, 7 de novembro de 2010

CORRIGIDO: São Martinho, São Martinho

Olá papás e mamãs!

Estão bons? O fim de semana solarengo está a ser bom?

Estamos aqui mais uma vez para contar-vos as novidades da nossa última semana!

Vamos começar?

Então,

na sala dos Saltitões foi uma semana a valer!

O que eles nos dizem é:

Esta semana foi mais curtinha que a outra, mais não é por isso que temos menos coisas para contar.

"Esta semana começámos a semana a falar do nosso fim-de-semana prolongado, fizemos o género de um confessionário, onde todos contámos as traquinices que fizemos aos papás."

Falámos também sobre o dia de Pão-por-Deus, mas como somos pequeninos ainda não aprendemos o que isso é, quando crescermos talvez nos deixem ir pedir o Pão-por-Deus.

Brincámos com plasticina, com uns jogos de encaixe da sala, que é muito giro. Ouvimos um cd de “canções tradicionais” e “o meu dia-a-dia”, demos início ao tema do São Martinho e começámos a preparar a nova decoração para a sala.

Entretanto, temos algumas fotos muito giras que aconselho os papás a verem: os miminhos entre o Tomás e a Júlia (o pormenor da mãozinha do Tomás na da Júlia J), o Gabriel sempre bem disposto e com novas aventuras, desta vez fez um túnel com os bumboos e passava por baixo, a Leonor sempre sorridente para a fotografia, o Afonso e a Maria sempre atentos um ao outro, sim porque agora passam o tempo todo a fazer corridas, a ver quem é que ganha.

E para a semana vão chegar novos saltitões à nossa sala e muitas aventuras os esperam!


Agora são os meninos e meninas da sala do Arco-Íris que nos contam as suas histórias.

Começámos a semana com uma aula de ginástica em conjunto com a sala dos exploradores e sabem onde? NA RUA! Estava um sol delicioso. Mas não foi só! A Ana Beatriz trouxe o saco “Surpresas do Arco-íris” com uma linda fadinha (a fadinha Fá) e com ela uns deliciosos biscoitos feitos por ela e pela mamã, os quais partilhámos com todos os amigos da nossa sala e da sala dos exploradores.

Na quarta-feira, enquanto os nossos amigos exploradores foram à natação, nós explorámos os legos formando conjuntos, seriando-os por cores e contando histórias com eles. Já imaginaram que divertido…contar histórias com os legos?! As peças andavam à procura da sua família e quando encontravam brincavam às cavalitas e davam saltos de alegria. Também fizemos jogos!

Os últimos dias da nossa semana foram dedicados à festividade que aí se aproxima – o S. Martinho. Pintámos desenhos de castanhas para expor na parede e também para decorar a escola.

E, como parece que o Verão de São Martinho decidiu chegar mais cedo, as nossas tardes foram passadas no jardim, mas como anoitece mais cedo temos de vir mais cedo para a sala e brincar, ouvir histórias, fazer jogos divertidos.

E agora são os nossos exploradores que entram em cena!

A semaninha para nós foi como para todos, um pouco mais curtinha, mas com o cheirinho a castanhas no ar.

Ouvimos a história/lenda de São Martinho e com ela entendemos como devemos ajudar aqueles que mais precisam de nós. De seguida já com o cheirinho no ar aprendemos a canção “castanhas, castanhas” e já a cantamos muito bem!!!

De seguida com a ajuda de todos os amigos elaboramos um cartaz e nele fizemos pintura com esponja e colagem de papéis muito diferentes; perguntaram-nos muitas vezes quem tinha comido todos aqueles chocolates mas não conseguimos perceber porquê?! J

No final colámos a lenda e a canção e fomos à Sala do Arco-íris contar, ler e cantar aquilo que fizemos e aprendemos e foi maravilhoso!

Nestes dias também fizemos natação e a aulinha voltou a correr muito bem, o professor está muito contente connosco e disse que não esperava que evoluíssemos tão depressa! Somos uns verdadeiros nadadores. Na aulinha de ginástica, juntamo-nos aos amigos da Sala do Arco-íris e fomos à rua praticar muito com a Sandra e a Filipa que nos fizeram suar até cair para o lado!

Para concluir a semana, fomos ao jardim e como o relógio andou para trás e o calorzinho de São Martinho ajudou, ficamos lá até ver o sol ir embora e foi muito giro, pois pensávamos que já era muito tarde mas afinal não!

E por fim, são os mais crescidos a contarem-nos a suas aventuras!

Na sala divertida também foi uma semana altamente!

Estão preparados para lerem as nossas novidades?

Os meninos da Sala Divertida, tiveram uma semana menos assustadora que a anterior, mas, nem por isso menos entusiasmante.

Assim, após um longo fim-de-semana, tínhamos imensas coisas novas para partilhar com a Anabela e os amigos. Sabem, é que quase ninguém ficou em casa! A Matilde foi a casa da madrinha e até recebeu um lindo cavalinho (que trouxe logo para nos mostrar) e ao Pão-por-Deus, a Rita só depois de chegar a casa na 3ª feira é que se lembrou que não nos tinha dito que foi a um casamento – imperdoável Ritinha, essas coisas não se podem esquecer… é que nós queremos saber tudo! - O Diogo foi a Chaves visitar os avós, a Daniela foi passear com os papás, o Octávio e a Beatriz foram ao Pão-por-Deus e, o nosso querido Gustavo é que ficou em casa, por ter ficado doentinho durante a semana passada, mas agora já está bem.

Também aprendemos duas canções relacionadas com o magusto – “Castanhas, castanhas” e “O ouriço” – Mas, a que sabemos melhor é a primeira. Para a semana, já teremos tudo na ponta da língua!

Gostámos muito de estar novamente com a Inês que, desta vez nos trouxe o desenho de uma castanha para decorar e, a Lenda de São Martinho, que foi contada através da visualização de imagens. Ouvimos com muita atenção e, ficámos tão curiosos que não parávamos de fazer perguntas. Coitadinha da Inês! Mesmo assim, conseguiu responder a todas as nossas dúvidas.

Querem saber uma coisa engraçada: quando a Inês estava a contar a história, no momento em que S. Martinho cortou a sua capa ao meio para dar ao mendigo, disse: “… de repente, o céu ficou todo limpinho…” – O Diogo interrompe e diz: “Pois, porque antes estava todo sujo, não era?

No dia anterior, a Anabela tinha-nos trazido duas bonequinhas da “Barbie”, que eram da sua filha Mafalda, para nós brincarmos. Assim que a Inês soube, também fez o mesmo e trouxe quatro bonequinhas. Então, a Daniela pergunta: “Inês, também tens uma filha?” – a Inês responde que não (ela tem 17 anos) – Não satisfeita, a Daniela insiste: “Então, como é que tens bonecas?!”

Durante a brincadeira livre, nós gostamos muito de dar largas à nossa imaginação, os nossos pensamentos voam para muito longe onde imperam o sonho e a fantasia em tudo o que fazemos. As meninas adoram ser mamãs e filhas que se cuidam umas das outras, fadas com poderes mágicos e princesas que vivem num lindo palácio. Sabiam que chegam estar todas a falar ao mesmo tempo enquanto brincam e, mesmo assim se entendem? É mesmo impressionante!

Por sua vez, os meninos apreciam e fingem que são super-heróis com super-puderes. Nós fazemos castelos, canhões com rodas e tudo, pistas de automóveis para os carros de corrida. Queremos sempre ganhar! Mas, nem sempre acontece e, aí ficamos um pouco tristes e não percebemos porquê que é assim. A Anabela é que se zanga às vezes com os barulhos e os movimentos um pouco esquisitos que fazemos e, nós dizemos que é para ficarmos mais fortes, para podermos “matar os maus”!

Entretanto, não nos podemos esquecer de dar os parabéns ao Octávio por, finalmente, ter decidido ir connosco para a piscina. Para a sua primeira vez, esteve lindamente dentro de água e, como todos nós, adorou!

Atenção papás, a Fadinha do Outono começou a rodar de casa em casa, por isso, estejam atentos que brevemente ela estará a bater à vossa porta!

Queremos ainda dizer à nossa querida Cristina que, gostamos muito dela e desejamos que fique boa o mais depressa possível. Já estamos cheios de saudades!

E por hoje é tudo papás!!

Tenham um bom domingo e amanhã já voltamos à carga!

Beijinhos e abraços para todos!

Um comentário:

  1. Ola a todos :) Então a semana dos Exploradores foi igual à semana anterior? As fotos também são as mesmas :( pelo menos é o que eu consigo visualizar.
    Beijinhos e continuação de um bom trabalho!

    ResponderExcluir