segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Olá olá papás!

Como estão? Esse fim de semana foi bom?

Bem vamos lá começar a contar-vos as novidades todinhas da semana.

Comecemos pelos Saltitões!

Esta semana mexemos imenso nas texturas, a estagiária trouxe um livro de texturas com algodão e sentimos muitos materiais novos.
Trabalhámos também com os cubos, balões, os pinos de feltro.
Ouvimos umas histórias engraçadas muito engraçadas, brincámos muito e abanámos o capacete ao som das nossas músicas divertidas.
Ouvimos uns cd´s de música: “Bebé Lilly”; “Herman, O Ursinho Bombeiro”.
Brincámos muito pela sala e no tapete, rebolámos para um lado e para o outro e também fizemos uns jogos com as mãos.

Passemos para os meninos e meninas da sala do arco íris!

No dia do amigo estudámos os animais da quinta com um livro que nos trouxe a amiga Beatriz D. E, para complementar o estudo a Inês R. trouxe no saco “Surpresas do Arco-íris” um brinquedo muito engraçado. A Arca de Noé com os vários animais e com o som dos mesmos. Todos queríamos mexer e brincar.

No dia seguinte, na aula de expressão corporal, brincámos com um cobertor e com ele fizemos vários movimentos e jogos.

Na quarta-feira a Filipa contou uma história que veio mesmo ao encontro do poema das formas geométricas que veio mesmo ao encontro do poema das formas geométricas, pois nele dizia que o círculo é igual à Lua e adivinhem lá sobre o que falava a história?! Exatamente…da Lua! A história tinha o nome de Papá, por favor ,apanha-me a Lua!” vejam a capa nas fotos do blog é um máximo. Com ela percebemos que a Lua às vezes fica grande e outras vezes pequenina, e que outras vezes parece um círculo. E por falar ni poema…gostaram do trabalho que fizemos para ensiná-lo aos papás e a toda a escola?

No dia seguinte os pincéis fizeram-nos uma visita. Diziam que tinham saudades que pegássemos neles. E , como nós não gostamos nada de pintar, decidimos aceitar o convite e fizemos uma linda pintura em conjunto. Também brincámos com os nomes dos amigos e descobrirmos que João rima com pão e até lhe dissemos a brincar “Oh João não comas tanto pão!”

Finalmente chegou o dia da tão esperada aula de dança, que todos gostamos muito. A nossa bailarina Maria lá foi para mais uma aula toda contente. Enquanto isso, os outros amigos, fizeram construções e aprenderam coisas muito interessantes com as canções do Panda, como por exemplo: que não devemos dar pulos na cama e que cuidados temos que ter ao atravessar na passadeira.

E vamos contar-vos agora a semana dos exploradores!

Nesta semana bem gelada, tivemos muita diversão e muito trabalhinho…

Concluímos o tema “A casa” com uma ficha de ligações com elementos das várias divisões que fazem parte da casa. Iniciamos o tema “a cidadania” e com ele começamos o nosso mapa das regras da sala; fomos nós que dissemos quais eram as regras que lá iam constar e ainda tiramos as fotografias para ilustrar as mesmas… dêem uma espreitadela nas fotografias desta semana que elas estão lá.

Fizemos as aulinhas de música (em que o professor pôs o chão a tremer com as notas tão graves de um saxofone), de expressão corporal (onde dançamos sem parar), de dança (em que fomos verdadeiros cisnes elegantes) e de inglês (onde aprendemos como se dizem algumas cores e onde pintamos estrelinhas de massa de modelar que ficaram bem bonitas não acham?).

Para além de tudo isto a pura diversão chegou na quinta-feira com o aniversário do nosso amigo Lucas que fez 3 aninhos. Festejamos com um bolo bem gostoso e com uma festa com muita música à mistura… o Lucas estava bem feliz e nós também. Parabéns Lucas.

Para terminar queremos só contar que ficamos muito contentes por o senhor vento ter ido embora com o frio por uns minutos, pois assim podemos ir desfrutar um pouquinho do nosso jardim… já tínhamos tantas saudades de lá estar que percorremos tudo de um lado para o outro com uma enorme alegria e energia… foi mesmo muito bom!

E terminamos com os mais crescidos da sala divertida!

Esta semana, temos imensas novidades para vos contar!

Sabem, estávamos desejosos que chegasse a segunda-feira, para fazermos aparecer o arco-íris na nossa sala. Sabíamos o que era preciso: um espelho, uma taça com água, uma parede branca e a luz do sol mas, como nesse dia não havia sol, tentámos com a luz de um candeeiro. Contudo, o arco-íris não apareceu na parede. Querem saber porquê? Porque a luz era muito fraquinha; houve alguns amigos, que quiseram experimentar com lanternas mas, também não resultou. Teríamos então, de fazer a experiência num dia de sol. E, esse dia chegou na quarta-feira, fomos logo vestir os casacos e os gorros e, lá levámos tudo para a rua. Qual não foi a nossa surpresa, ao vermos as cores do arco-íris reflectidas na parede. Como devem calcular, ficamos super, super contentes! Finalmente tínhamos conseguido fazer tudo e, ainda responder às nossas dúvidas!

Entretanto, depois de termos observado imagens sobre o respeito pela natureza e, falado sobre o que costumamos fazer em casa sobre a divisão do lixo, tivemos mais ideias: construir os nossos ecopontos, falar sobre a reciclagem e pedir a ajuda dos papás. Assim, já pintámos três caixas, uma verde, outra azul e outra amarela mas, sobre isto falaremos mais para a outra semana, está bem?

Também ouvimos dois poemas: “Preto” sobre a pantera negra e “Branco” sobre o urso polar. Em relação a estas cores opostas, fizemos várias actividades: desenhámos com lápis de cera sobre papel preto, reconstruímos figuras geométricas a preto sobre papel branco e, ainda, aprendemos uma lengalenga “A gata, gata, gatinha…” e, gostámos tanto dos gatinhos aos quadradinhos que, tivemos de colar quadrados brancos sobre um papel preto, de forma a formar o padrão dos gatinhos. Gostámos mesmo muito, muito!

Querem saber, o que cada um de nós mais gostou de fazer esta semana?

Matilde – Lengalenga da gata e de colar os quadradinhos.

Diogo – Ginástica.

Octávio – Lengalenga do gato preto e de colar os quadradinhos.

Gustavo – Poemas da pantera negra e do urso polar.

Beatriz – Aprender a lengalenga da gata, gatinha.

Rita – Ver as imagens do barco a bater na rocha (meio ambiente).

Daniela – Poema da pantera negra e de desenhar no papel preto.



Muitos beijinhos e até para a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário